Sobre

Dezembro de 2013.

O que é a Etologia Clínica Equina?

 

A Etologia é o estudo científico comparado do comportamento animal, ela investiga todas as facetas do comportamento.

 

A Etologia Equina estuda o comportamento natural dos cavalos.

 

O conhecimento prévio do comportamento dos equinos selvagens nos possibilita compreender melhor os nossos cavalos domésticos, detectar com maior precisão as suas alterações comportamentais e adotar medidas que favorecem o nosso convívio.

 

A fim de estabelecer o diagnóstico correto de um determinado problema comportamental, devemos recorrer ao exame clínico etológico. Neste exame serão avaliados os diferentes aspectos do animal e como ele interage com o seu meio. Além disso, é necessário conhecer com profundidade a história do cavalo e a sua personalidade. 

 

Para fazer uma análise etológica completa, deve-se descartar qualquer suspeita da origem do comportamento indesejado ser devido à alguma enfermidade e/ou  alteração fisiológica que pode estar acometendo o animal. Portanto, o conhecimento clínico do médico veterinário, que o capacita a diagnosticar problemas de desempenho, doenças, estabelecer previsões e tratamentos, é totalmente complementar ao exame etológico.

 

É a partir desse princípio que surge a Etologia Clínica Equina, uma nova especialização da Medicina Veterinária.

 

Tendo em vista esta vigente área de atuação, apresentamos o trabalho de Consultoria Clínica Etológica, minicursos, workshops e palestras. Buscando, acima de tudo, melhorar a qualidade de vida dos cavalos doméstico, cooperar na difusão do conhecimento e compreensão do bem-estar e do comportamento natural do equino.