Capacitação de Tratadores


Dezembro de 2013.
Na rotina dos centros equestres, muitas vezes quem forma um vínculo mais forte com os cavalos são os tratadores e treinadores.
Isto pode ser algo favorável quando estes profissionais amam o que fazem e são capacitados para desempenhar um bom trabalho.
Porém, quando não há instrução suficiente sobre o comportamento e a fisiologia do equino, estas relações podem trazer graves malefícios a longo prazo.
Imagine sentir palpitações e tensões toda vez que certa pessoa se aproxima do seu recinto, no local onde você deveria se sentir protegido. E se esta pessoa for a responsável por cuidar de você, te banhar, escovar, alimentar, selar e etc?
É de extrema importância que a pessoa que lida diretamente com o cavalo conheça o animal que está tratando, as particularidades do seu temperamento, o que traz pavor e o que o acalma.
E como bem sabemos, infelizmente, na maioria das vezes este conhecimento é distorcido pela tradição e digamos, pela forma mais "bruta" de enxergar o equino no nosso país.
O Curso de Capacitação de Tratadores tem como intuito suprir esta falta e fornecer conhecimento suficiente para aprimorar a lida e o manejo do cavalo.
Dentre os temas abordados, podemos citar:
-
Comportamento Natural do Cavalo;
-
Noções de Anatomia e Fisiologia Equina;
-
Fundamentos do Bem-Estar Equino;
-
Como o estresse age negativamente no sistema imune do cavalo;
-
Bases para uma interação harmoniosa entre ser humano e o cavalo - como sua atitude pode mudar a dele;
-
A domesticação e suas consequências - causas das principais reações de medo nos equinos estabulados e como amenizá-las;
-
A importância de adequadas práticas de manejo e sua relação com problemas físicos e comportamentais dos equinos.