
Etologia Equina
Paula de Andrade Kogima
O Caminhar pela Baia

O Caminhar pela Baia, o Caminhar pelo Cercado e o Caminhar em figura de 8.
Estes três tipos de estereotipias de movimento são vistos particularmente em cavalos da raça árabe e, dependendo da raça, manejo e uso, pode ocorrer entre 1 a 7% em diferentes populações de cavalos.
São comportamentos exibidos predominantemente por animais que são mantidos isolados de campos gramados, sem possibilidades de realizar atividades físicas e sem contato social com outros companheiros.
Estas três estereotipias podem ser exibidas durante horas e sempre apresentam o mesmo padrão de movimento (o mesmo número de passos, a mesma direção do movimento, as mesmas voltas e etc.
Elas ocorrem em baias (andar pela baia), em piquetes e até mesmo em pastos (caminhar pelo cercado e caminhar em figura de 8). O caminhar em figura de 8 ou em círculos pode evoluir para o comportamento de tecelagem (ou dança do urso).
Outros comportamentos anormais, como estalar os lábios e girar a cabeça também podem ocorrer juntamente com estas estereotipias.
O aumento da ocorrência de situações que provocam tensão e frustação ao cavalo pode desencadear aberrações comportamentais.
Todo cavalo precisa ter as necessidades naturais da sua espécie supridas, para viver bem e de uma forma equilibrada.