O Bem-Estar Equino

Fevereiro de 2014.

O que é o Bem-Estar Equino?

 

O Bem-Estar-Animal se define como uma boa ou satisfatória qualidade de vida que envolve determinados aspectos referentes ao animal, tais como a saúde, a felicidade e a longevidade.

 

Pode-se dizer que é um estado de completa saúde física e mental, em que o animal está em harmonia (ou adaptado) ao ambiente a sua volta.

 

Quando se está diante de animais que têm a capacidade de sentir conscientemente algo, ou seja, de ter percepções conscientes do que lhes acontece e do que os rodeia, se está a frente de um grande desafio de responsabilidade ética e moral de conferir a estes animais uma condição ímpar de qualidade de vida e bem-estar.

Fundamentados nestes conceitos que buscamos trabalhar o bem-estar do equino. 

 

Medidas de um bem-estar limitado pode acarretar em sofrimento para o cavalo, como por exemplo:

 

Úlceras gástricas, aumento da incidência de doenças, alterações indesejadas no comportamento, problemas reprodutivos, perda de peso, ferimentos frequentes e desenvolvimento de estereotipias.

 

Modificações simples, mas muitas vezes ignoradas pelos proprietários e tratadores, podem aumentar grandemente o bem-estar equino e resolver diversos problemas fisiológicos e comportamentais.

Fale conosco

Saiba mais

Siga-nos

  • w-facebook

Atenção! Para citar ou compartilhar qualquer texto, deve-se sempre indicar o autor/link direto do site.

                                       Lei de Direitos Autorais (9.610/98).