O Comportamento Equino

 

Qual a importância de conhecermos o comportamento natural do cavalo?

 

O cavalo é um animal que foi feito para viver livre. Ao longo de muitos anos o cavalo se adaptou ao meio ambiente e se desenvolveu a fim de estar sempre pastando, atento para fugir de predadores e ter a sensação de proteção e bem-estar quando está junto ao seu bando.

 

Hoje, a grande maioria dos cavalos domésticos vive em estábulos, com horários fixos de alimentação e com socialização intraespecífica restrita ou quase nula.

 

Conhecer mais profundamente o comportamento natural do cavalo nos capacita a compreendê-los melhor, reconhecer as suas necessidades psicológicas e fisiológicas, e entender o motivo de não

 

 

conseguirmos o que estamos requisitando dele.

 

O tratador, o equitador, o domador, o instrutor de equitação, o equoterapeuta, o médico veterinário e todas as outras pessoas que têm o mínimo de contato com os equinos deveriam aprender mais sobre os conceitos básicos do comportamento equino.

 

Este domínio possibilitará ao homem bem instruído, adotar estratégias de manuseio e manejo, a fim de evitar causar medo, estresse e dor a estes animais, além de fazer-se compreender pelo cavalo e conseguir "ler" a sua peculiar linguagem corporal.

 

Tendo em vista a falta de profissionais habilitados na área de Etologia Clínica Equina no mercado brasileiro, oferecemos os nossos serviços de Consultorias e

Os Problemas Comportamentais.

 

Os cavalos que apresentam "problemas" comportamentais ou comportamentos que prejudicam a lida e o manejo, podem se tornar animais angustiados e também podem trazer um certo tipo de sofrimento emocional para seus proprietários.

 

Muitos problemas comportamentais dos eqüinos podem ser melhorados drasticamente por meio de alterações nas práticas de criação e de manejo, junto com a implementação de um programa de treinamento positivo apropriado. 

A compreensão da Etologia Equina e do que motiva o animal a manifestar o comportamento "problema", nos permite desenvolver um plano de modificação comportamental único e específico.

 

Alguns exemplos de problemas 

 

 

comportamentais que trabalho estão no link:

Todo problema comportamental é único - não há uma resposta simples ou um método para resolver todos os problemas comportamentais dos equinos.

 

Por esta razão, o trabalho de modificação comportamental deve ser adaptado especificamente para cada indivíduo. Embora seja possível resolver alguns problemas de comportamento através de pequenas alterações ambientais simples, outros problemas exigirão um programa mais abrangente, incluindo o

e o treinamento do

cavalo.

 

Lembre-se de que a solução adequada dos problemas comportamentais dos cavalos leva tempo, dedicação e compromisso do proprietário. 

      Não existem "soluções rápidas" que podem criar resultados duradouros e sustentáveis ​​para os problemas de comportamento dos equinos, mas com o envolvimento positivo e dedicação do proprietário, excelentes resultados podem e devem ser esperados!

Dezembro de 2015.

Fale conosco

Saiba mais

Siga-nos

  • w-facebook

Atenção! Para citar ou compartilhar qualquer texto, deve-se sempre indicar o autor/link direto do site.

                                       Lei de Direitos Autorais (9.610/98).